O meu percurso

 

Foi este o caminho que percorri, até hoje… sempre tentando “ser inteira” e “pôr tudo quanto sou, no mínimo que faço”…

 

Nasci a 30 de janeiro de 1967, em Vila Cabral (Moçambique). Vivi até cerca dos meus meus 9 anos em Quelimane (Moçambique), idade com que vim para Portugal. Nunca mais regressei a Moçambique, com muita pena minha, mas sei que um dia vou lá voltar…

Fiz o meu percurso académico até ter concluído, em 1993, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Licenciatura em Ensino da Matemática. Ainda durante o curso lecionei a disciplina de Matemática ao 3.º ciclo do ensino básico e, após ter concluído a Licenciatura, efetivei na escola onde ainda estou atualmente. Sou então professora de Matemática, há cerca de 30 anos.

Entre 2001 e 2005, estive, em regime de acumulação, como Professora Equiparada a Assistente de 1.º Triénio na área departamental de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja, tendo lecionado as seguintes disciplinas: Análise Matemática I – aulas teóricas e aulas práticas; Álgebra Linear e Geometria Analítica – aulas práticas e teóricas; Matemática I – aulas práticas e teóricas; Matemática II – aulas práticas e teóricas.

Em 2009/2010 e 2010/2011, atendendo a que, quer os processos de aprendizagem, quer os de reconhecimento, validação e certificação de competências, serão inevitavelmente indissociáveis dos meios que as TIC, nomeadamente a internet, podem facultar (saliento o e-portefólio, que constitui hoje um suporte primordial), são exigidas novas competências aos professores/formadores. Por isso fiz a Pós Graduação em Educação – Área de Especialização: TIC e Educação, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com o objetivo de adquirir e desenvolver as novas competências exigidas, de forma a valorizar-me pessoal e profissionalmente.

Nos últimos anos tenho trabalhado como Profissional de RVC (Reconhecimento e Validação de Competências), no Centro Novas Oportunidades (CNO) da escola onde estou. Atualmente estou a trabalhar como Técnica de ORVC (Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências) no Centro Qualifica da mesma escola. Estas experiências muito me têm agradado e enriquecido e, sobretudo, despertaram-me o interesse pela área da Educação e Formação de Adultos. Nesta função, faço o diagnóstico, a orientação e o encaminhamento de adultos e, acompanho adultos em processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), na construção de Portefólios Reflexivos de Aprendizagens, em estreita articulação com os formadores, através de metodologias biográficas especializadas, tais como o balanço de competências ou as histórias de vida. Este ano letivo, para além da função de TORVC, estou a lecionar a disciplina de MACS ao 11.º ano de escolaridade do ESRMC.